Creme de Legumes

Ingredientes
2 ovos
1 chávena de pão ralado
½ chávena de nozes moídas
2 cebolas picadas
4 dentes de alho picados
3 tomates maduros
1 folha de louro
4 colheres de sopa de azeite
Salsa picada q.b.
Sal q.b.

Modo de Fazer
Bata os ovos. Misture o pão ralado e as nozes. Junte à massa uma cebola, dois dentes de alho e a salsa. Misture bem. Faça bolinhas com a massa e frite-as durante uns minutos em óleo vegetal, para alourar. Num tacho, coloque o azeite, uma cebola picada e dois dentes de alho picados, o louro e deixe cozinhar durante uns minutos. Em seguida, junte os tomates cortados aos pedaços pequenos e cozinhe 15 minutos. Tempere de sal. Retire o louro e passe a varinha mágica para triturar. Ao molho de tomate, junte as almôndegas e deixe cozinhar uns minutos, em lume brando.

Massa com pinhões

Ingredientes
Para 6 pessoas
500g de lacinhos
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Folhas de manjericão q.b.
Pinhões levemente tostados na frigideira
Molho pesto
Sal q.b.

Modo de Fazer
Descasque e esmague os alhos, junte o azeite e misture bem. Toste os pinhões na frigideira. Coza a massa em água e sal, até ficar al dente, não escorrendo totalmente, para não secar (deixar cerca de uma chávena de café). Ponha a massa numa travessa, acrescente a mistura de azeite, os pinhões, o queijo, as folhas de manjericão e o molho pesto e envolva tudo muito bem.

Ingredientes para o pesto
½ chávena de folhas frescas de manjericão, picadas
1/4 chávena de raminhos de salsa, picados
2 colheres de sopa de pinhões ou nozes picados
1 dente de alho picado
1/4 chávena de azeite

Modo de Fazer o Pesto
Ponha os quatro primeiros ingredientes no liquidificador e processe-os até que tudo fique finamente picado e forme uma pasta. Com o liquidificador a trabalhar, deite o azeite em fio e deixe bater até ficar misturado. Se desejar, pode acrescentar queijo parmesão. Deite numa molheira.
.


cp03

Arroz doce com leite de coco e bagas de romã

Ingredientes
100g de arroz carolino
Água q.b.
2dl de leite de coco
1 colher de café de farinha de milho fina
4 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de sal

Modo de Fazer
Coloque o arroz num coador de rede e passe-o por água corrente e abundante. Depois, escorra. Deite o arroz num tacho, junte água até que fique um dedo acima do nível do arroz e leve a cozer, primeiro em lume forte, depois em lume brando, até o arroz absorver completamente a água. Misture 4 colheres (sopa) de leite de coco com 1dl de água e a farinha de milho. Adicione uma pitada de sal e leve ao lume, até engrossar, nunca parando de mexer. Reserve. Junte o restante leite de coco a 1dl de água, adicione o açúcar e leve o preparado ao lume, até ferver. Por fim, envolva o arroz neste preparado. Distribua por tacinhas e decore com bagas de romã, avelãs picadas e o molho de coco reservado.

Sugestões e Soluções

azeites aromatizados

Azeite com especiarias

Ingredientes:
1 litro de azeite extra virgem
2 folhas de louro
2 cravos-da-Índia
6 grãos de pimenta (branca, preta ou rosa)
1 ramo de alecrim fresco, lavado e seco
5 piripíris desidratados (ou mais, se desejar)

Modo de Fazer:
Coloque todos os ingredientes numa garrafa de vidro esterilizada e guarde a mistura num local fresco e escuro durante 30 dias. Após esse prazo, filtre o azeite e coloque noutro frasco ou no mesmo depois de esterilizado. Está pronto para uso.

Azeite cÍtrico

Ingredientes:

1 laranja
1 limão
2 chávenas de chá de azeite extra virgem

Modo de Fazer:
Lave bem a laranja e o limão antes de usar e, com um descascador de legumes (se não tiver, pode usar uma faca bem afiada), retire a parte colorida da casca das frutas e coloque-a numa garrafa de vidro esterilizada. Acrescente o azeite e ponha-o num local fresco e escuro durante duas semanas. Filtre o azeite antes de usar.

Azeite com salva

Ingredientes:
2 chávenas de chá de azeite extra virgem
10 folhas de salva fresca

Modo de Fazer:
Lave as folhas de salva e segue-as bem. Coloque as folhas numa garrafa esterilizada e acrescente o azeite. Deixe guardado durante duas semanas. Filtre o azeite antes de usar.

Azeite com alecrim

Ingredientes:
2 chávenas de chá de azeite extra virgem
3 raminhos de alecrim

Modo de Fazer:
Lave bem os ramos de alecrim e deixe-os secar. Coloque os ramos num frasco esterilizado e acrescente o azeite. Deixe-o guardado durante duas semanas antes de usar.

Agora que já tem as receitas, pode começar as suas prendas de Natal. Faça um rótulo bonito em que deve figurar o nome da composição e a data em que foi feita. Caso já não dê tempo para filtrar o azeite, não se esqueça de informar a pessoa a quem o vai oferecer.